Residencial para idosos Solar das Araucárias é uma casa de repouso que surgiu unindo a vontade de cuidar de idosos e uma necessidade local de um ambiente adequado e acolhedor

Atendemos a legislação sobre ILPI 

Solar das Araucárias  Residencial para Idosos

O Residencial para idosos Solar das Araucárias é uma casa de repouso que surgiu unindo a vontade de cuidar de idosos e uma necessidade local de um ambiente adequado e acolhedor para cuidados de diversos graus de dependência dos idosos. Atualmente há uma casa no centro da cidade (Solar 1) com todos os benefícios da localização central e outra casa no bairro Thomás Coelho (Solar 2) que não perde em nada na qualidade,ainda ganha uma ampla área verde, numa região muito tranquila e ainda a proximidade com a cidade de Curitiba e as principais Rodovias que dão acesso à cidade.

A casa conta com uma equipe técnica que constantemente é treinada para atendimentos dos graus I, II e III de dependência dos idosos. Nossa equipe é formada por fisioterapeutas, nutricionista, técnicas de enfermagem, cuidadores de idosos e profissionais para limpeza e cozinha, musicoterapeuta e um profissional para atividades lúdicas e de lazer.Os ambientes da casa foram projetados para atender a legislação sobre ILPI e Acessibilidade e dar maior conforto e segurança aos nossos hóspedes.

Lar de Isosos(as)

Estamos disponíveis para oferecer o melhor serviço de hospedagem geriátrica da região, com muita responsabilidade, eficiência, respeito e carinho que nossos idosos merecem. Queremos que nossos idosos somem as coisas boas que uma institucionalização pode oferecer, como: novas amizades, relacionamento com pessoas da mesma faixa etária, relacionamento interpessoal e certamente o aprendizado de novas atividades que são desenvolvidas pelos profissionais. 

Solar das Araucárias - Casa de Repouso Assistido - Lar de idosos em Araucária - PR

Acompanhamento do quadro nutricional

Uma alimentação balanceada cumpre a função de afastar o risco de doenças crônicas, cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras mais. 

Solar das Araucárias - Casa de Repouso Assistido - Lar de idosos em Araucária - PR

Atividades como Artes

No geral as pessoas gostam de criar algo, seja uma pintura, um desenho, uma cópia. Aqui nossos idosos são estimulados a usarem suas criatividades.

Solar das Araucárias - Casa de Repouso Assistido - Lar de idosos em Araucária - PR

Atividades de lazer 

A ocupação do tempo livre com atividades de lazer com a chegada da terceira idade vai além de mera diversão.

Lar Solar das Araucarias


Atividades

Fisioterapia

O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais e materiais. Mas traz também, consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se.

O tratamento fisioterapêutico pode ser necessário em qualquer fase da vida, porém na Terceira Idade tem uma importância maior, não só de tratamento, mas como de prevenção.

Um exemplo de prevenção seria evitar as posturas viciosas, que dificultam as atividades diárias do idoso, ocasionando encurtamentos musculares e dores; neste caso, a aplicação do tratamento fisioterapêutico através de alongamentos globais, fortalecimento da musculatura enfraquecida e com trabalho de marcha, melhoraria a postura e preservaria as articulações.

Há também, algumas patologias comuns em idosos, como a cervicalgia (dor na região cervical) e a lombalgia (dor na região lombar) que afeta 45% dos pacientes acima de 65 anos. Para esses pacientes, a fisioterapia tem importante papel no tratamento analgésico e anti-inflamatório, favorecendo assim, o menor uso de medicamentos e diminuindo as crises agudas dessas patologias.

Portanto, podemos afirmar que, a Fisioterapia na Terceira Idade apresenta diversos benefícios, dentre eles, podemos destacar: o envelhecimento com qualidade de vida, o aumento da força muscular, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções.

Também garante, para os idosos, a independência e o conforto na realização das suas AVD’s (atividades diárias). 

Casa de Repouso Assistido

Um lugar onde o idoso tenha segurança no atendimento, também passa segurança aos familiares, que podem ficar mais tranquilos sabendo que seu ente querido está bem cuidado.

Uma casa de repouso que atenda com serviços
adequados é um dos aspectos mais importantes

Toda atividade que os idosos realizam requer cuidado. Nossos profissionais são treinados a auxiliar atividades básicas como higiene, vestir-se, alimentar-se, além de um rigoroso cuidado na administração de medicamentos.

A saúde do idoso no geral é frágil e a doença evolui muito rapidamente. Para rastreio de qualquer início de mal-estar ou alguma doença é realizado controle de sinais vitais diariamente, onde qualquer alteração, o hospede será encaminhado ao médico. Esse encaminhamento precoce ao médico evita uma complicação maior, internamento e também medicamentos de alta complexidade. 

É uma prática com música num contexto clínico de tratamento, reabilitação ou prevenção de saúde e bem-estar, com base em evidências científicas. É uma técnica de tratamento muito democrática e no geral todos gostam muito.

A terceira idade traz muitas coisas especiais, como a felicidade de poder conhecer e acompanhar o crescimento dos netos, viajar, cultivar hobbies, enfim, descansar! Além das coisas boas, existem aquelas nem sempre tão confortáveis, como as frequentes visitas aos médicos e clínicas, a preocupação e os cuidados redobrados com a saúde e a vontade de não perder nenhum momento com aqueles que amamos.
É neste momento que o organismo da pessoa passa por diversas mudanças. Logo, é preciso atentar-se para a alimentação, a fim de manter a saúde em dia. Neste momento, realizar refeições completas, variadas e balanceadas tem uma função muito importante: promover a saúde mais do que em todas as outras épocas.

Para que todas as necessidades nutricionais do corpo continuem sendo atendidas, é necessário driblar as dificuldades de digestão e, em alguns casos, de mastigação. O que nos ajuda neste esforço é um cardápio saudável, com a presença de frutas variadas, verduras e legumes saborosos que não sejam difíceis de serem consumidos e nos deem prazer e energia para passar os dias.

Uma alimentação balanceada cumpre a função de afastar o risco de doenças crônicas, cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras mais. Os alimentos corretos vão proporcionar energia e aumento da disposição para tarefas no cotidiano.

Por isso nossas casas de repouso contam com uma profissional nutricionista para avaliação dos idosos, acompanhamento do quadro nutricional, elaboração do cardápio e também o preparo adequado dos alimentos afim de mantes as propriedades nutricionais.  

A ocupação do tempo livre com atividades de lazer com a chegada da terceira idade vai além de mera diversão – o que constitui em si próprio um bom motivo para a sua prática.

Integração social
O lazer contribui para inserir o idoso em um novo contexto social, promovendo o desenvolvimento de habilidade e perspectivas culturais.

Valorização da terceira idade
Com a participação mais efetiva do idosos em diferentes grupos sociais, valoriza-se cada vez mais a sua memória e vivência.

Novo olhar sobre a velhice
Essas atividades vão fomentar a formação de relações saudáveis, o contato com novas pessoas e uma sensação diferente sobre o envelhecimento, vendo a terceira idade com um olhar de mais dignidade – diferente da imagem frágil comumente associada às pessoas mais velhas.

Melhoria da saúde  
O contato social e as atividades físicas que integram as diversas opções de lazer influenciam a saúde física e psicológica. A imunidade melhora, o corpo fica mais forte, equilibrado e flexível, e o cérebro ganha um metabolismo mais rápido. 

Atividades realizadas

Grupos de leitura
A leitura estimula o cérebro e desperta o nosso lado lúdico, aumentando o raciocínio e a memória. Em casos de grupos, o participante tem a oportunidade de debater a história e entrar em contato com outras pessoas que apreciam os livros.
Bingo: uma forma não somente de estimular a competitividade mas também a solidariedade. Onde um idoso pode auxiliar ao outro a encontrar os números sorteados, ou até mesmo a ouvir.

Artes
No geral as pessoas gostam de criar algo, seja uma pintura, um desenho, uma cópia. Aqui nossos idosos são estimulados a usarem suas criatividades.  

Nossa equipe é treinada, para que não haja diferença de trabalho entre a diferença de funcionários. Ou seja, os idosos seguem uma rotina de atenção básica que ao trocar o plantão das funcionários, não tenham mudança nos hábitos. Hábitos estes que são saudáveis e para não perder as atividades oferecidas no lar.

7:00 - Inicia o acordar, ida ao banheiro, e logo são direcionados para o café da manhã.
8:00 - Café da manha
8:30 as 10:30 - Banhos
10:30 as 11:30 -  Fsioterapia / atividades de lazer / banho de sol
11:30 as 12:30 - Almoço
12:30 as 13:30 - Sesta
13:30 as 14:30 - Livre para visitas
14:30 - Lanche
15:00 - Musicoterapia
16 as 17:30 - Livre para visitas
18:00 - Jantar
18 as 19:00 - Troca de pijamas
20:00 - Ceia e depois em seguida descanso.
 

O Lar Solar das Araucárias possui uma equipe técnica com vasta experiências em cuidados especiais, cuidados paliativos ou pacientes que requerem isolamento de contato.

Oferecemos assistência para promover a saúde de pessoas em períodos de recuperação pós cirúrgicos, acamadas, em uso de dietas gastroenteral, nasoenteral, e em cuidados paliativos.

Um lugar onde o idoso tenha segurança no atendimento, também passa segurança aos familiares, que podem ficar mais tranquilos sabendo que seu ente querido está bem cuidado. 

Diferenciais Solar das Araucárias

O período pós operatório requer cuidados técnicos para uma boa recuperação. Nossa equipe, constantemente é supervisionada e treinada para oferecer o melhor cuidado para que o idoso tenha um boa recuperação.

A alimentação também é individualizada para que a recuperação tecidual do idoso possa ser mais rápida.

Banhos e curativos seguem padrões técnicos para evitar contaminação.

A administração de medicamentos segue rigorosamente a prescrição médica.

Os ambientes são higienizados adequadamente, para evitar qualquer tipo de riscos de infecção.

No geral, a procura por um lar de idosos é para moradia permanente. Isso porque um ambiente seguro, capaz de suprir as necessidades que o idoso tem em relação ao cuidado 24 horas por profissionais, garante à família um tranquilidade maior.

Também, no geral, o idoso tem dificuldades de se adaptar a mudanças. Eles ficam melhor, quando mantem rotinas e ambientes já conhecidos.

O Lar Solar das Araucárias procura sempre manter o idoso no quarto escolhido, mantendo os colegas sempre juntos, evitando que no próprio lar o idoso precise se adaptar a novos ambientes.

Isso garante uma boa adaptação e segurança também.

O Solar I, tem toda facilidade da localização, onde os familiares podem visitar todos os dias.

O Solar II possui um ambiente muito próximo da natureza, onde o familiar também, ao visitar os idosos, podem desfrutar de um lugar calmo e tranquilo, além de respirar um ar puro.  

A procura por residência temporária pode ser em diversas situações. Como por exemplo quando o familiar que cuida em casa precisa se ausentar para viagens a trabalho, férias, visitar um familiar, etc. Outra situação é quando o idoso possui um cuidador em casa, mas este precisa sair de férias. Ou mesmo uma situação de reforma em casa. Obras geram um certo incômodo, e para os idosos a poeira pode ser mais prejudicial.
Neste caso, o idoso terá o mesmo atendimento dos idosos de residência permanente e fazem parte do nosso roteiro de atividades.  

A busca por este serviço, principalmente, é para aqueles idosos que possui baixa dependência para cuidados, mas que querem conviver com outras pessoas da mesma idade, e que ficam muitos sozinhos em casa.

No Solar das Araucárias, os idosos são estimulados a socialização, além das atividades realizadas para o bem físico e mental dos idosos.

O atendimento multiprofissional oferecido aos idosos, tem por objetivo a proteção e promoção da saúde, e o incentivo a socialização dos frequentadores do espaço.

O lar Solar das Araucárias recebe idosos com Alzheimer, AVC, Parkinson e Demência Senil. Nossas residências são adaptadas para promover segurança e conforto para cadeirantes e idosos que requerem algum acessório para caminhar.

Todas atividades da vida diária, como alimentação e higiene, banhos, curativos são supervisionadas.  

✅ Casa Centro

✅ Casa Thomas Coelho

O Residencial para idosos Solar das Araucárias é um ambiente adequado e acolhedor para cuidados assistido de diversos graus de dependência dos idosos.

Ambientes da casa foram projetados para atender a legislação sobre ILPI e Acessibilidade e dar maior conforto e segurança aos nossos hóspedes.

Solar das Araucárias

Horário de Atendimento 

Das 8 às 18h de segunda a sexta feira.
Para emergencias, fora desse horário, podem nos ligar ou enviar whatsapp! 

Casa Repouso - Lar de Idosos - Solar das Araucárias Centro de Araucária - Paraná | Criação de 🚀 Sites ⚡ Suprema Mídia